Medições de Aterramento.
O principal motivo de tal atração é que um aterramento elétrico inadequado pode ter consequências indesejáveis, tanto para pessoas quanto para a instalação ao qual o mesmo está associado, afetando portanto os índices de disponibilidade e segurança dos empreendimentos (TELLÓ, 2007). O tema “aterramento elétrico” vem despertando e atraindo a atenção de inúmeros pesquisadores e profissionais que exercem atividade no campo da engenharia elétrica. Medição de aterramento Florianópolis
O aterramento elétrico proporciona uma “referência” para um sistema de corrente alternada, facilitando também a rápida atuação das proteções na ocorrência de curtos circuitos à terra no sistema elétrico, sendo portanto crucial na proteção de possíveis danos aos equipamentos (TELLÓ, 2007). Um aterramento elétrico é composto por três principais componentes, que são: Medição de aterramento Florianópolis
As conexões do sistema que ligam ao aterramento, condutores cravados no solo e toda a terra que os envolvem. Medição de aterramento Florianópolis.
O desempenho do sistema ao qual o aterramento está conectado, neste pode-se citar o solo com um condutor de retorno, aplicação bastante utilizada nas MRT’s que são muito empregadas em distribuição rural, em alguns sistemas de corrente contínua que usam o solo como segundo condutor, além da proteção do sistema em sistemas polifásicos, atuando quando o desiquilíbrio de tensões resultante, acarreta correntes no solo (VISÁCRO, 2002).
A questão de segurança dos seres vivos e da proteção dos equipamentos, pode-se ressaltar que o aterramento permite o escoamento para terra de cargas ou correntes de descarga sendo essas vindas de fenômenos atmosféricos ou não. Além de assegurar a distribuição de potenciais seguros na superfície do solo quando injeta-se uma corrente nos seus eletrodos, protegendo assim as pessoas contra possíveis choques elétricos (VISÁCRO, 2002).
O ponto do sistema o qual se deseja realizar o aterramento pode apresentar natureza variada. De acordo com a aplicação almejada, pode ser constituído de uma placa impressa em um circuito, carcaça de um motor ou um neutro de um instalação elétrica (VISÁCRO, 2002).