Conceitos sobre Termografia.

Os conceitos utilizados para avaliação da radiação incidente ou emitida sobre um corpo são expressos nas seguintes formas (ITC, 2010): Inspeção termográfica
Emissão (ε) – quando a energia é liberada pelo material (Emitir) Inspeção termográfica
Absorção (α) – quando a energia é retida pelo material (Absorver) Inspeção termográfica
Reflexão (ρ) – quando a energia é refletida pelo material (refletir)
Transmissão (𝜏) – quando a energia atravessa o material (transmitir)

A emissão térmica dos sólidos está relacionada com a noção do corpo negro. Este é um objeto que absorve toda a energia que incide sobre ele, para qualquer comprimento de onda. Existem duas maneiras de simular um corpo negro, que pode ser estabelecendo uma cavidade praticamente fechada ou utilizando um revestimento absorvente perfeito.

O primeiro caso é a cavidade no interior de um solido que possui apenas um pequeno orifício de dimensões, significativamente pequenas se comparadas com as dimensões da cavidade. O revestimento absorvente perfeito consiste em um tratamento superficial ou uma tinta que quando aplicado em qualquer objeto, este irá absorver praticamente toda a radiação incidente (BARREIRA, 2004).

Os corpos reais, de maneira geral, não são corpos negros. Quando uma radiação incide sobre os corpos reais uma parcela é absorvida (α) e o restante é refletida (ρ) ou transmitida (𝜏), como pode ser visto.

Um corpo negro é um radiador ideal, mas os corpos negros não existem na vida real. Os simuladores de corpo negro são muito importantes na termografia. Eles são usados para a calibragem dos sistemas de medição infravermelha. Um simulador de corpo negro chegará muito perto do corpo negro ideal, dentro dos limites de seus propósitos (ITC, 2014).