Condutores de Proteção

O condutor de proteção tem por função o aterramento das massas metálicas de equipamentos elétricos. O seu dimensionamento visa à proteção de pessoas contra choques elétricos devido a contatos indiretos. O toque na carcaça de um equipamento (ou estrutura metálica anexa) que ficou sob tensão em consequência de uma falha de isolamento interna –, bem como ao desempenho adequado dos dispositivos protetores. Sejam por sobrecorrentes (fusíveis e disjuntores) ou a corrente diferencial ­residual (interruptor ou disjuntor DR). Medição de aterramento Florianópolis

Em função do esquema de aterramento da instalação, o condutor de proteção proverá o aterramento das massas metálicas a ele conectadas, diretamente no ponto de aterramento da alimentação (esquema TN, predominante em redes ) ou em ponto distinto do de aterramento da alimentação (esquemas TT e IT).

A NBR 5410:2004 considera que a continuidade do condutor de proteção vem a ser um dos cinco ensaios básicos a que uma instalação deve ser submetida quando do seu comissionamento.

A seção mínima do condutor de proteção pode ser determinada em função da seção dos condutores fase do respectivo circuito, contanto que os condutores em questão sejam constituídos do mesmo material.
Para isso, deve­se escolher o condutor de maior área das duas alternativas de dimensionamento.

Medição de aterramento Florianópolis, Medição de aterramento Florianópolis

Inspeção em SPDA, medição de aterramento