Componentes do SPDA, problemas relevantes.

D.5.1 Geral

Os sistemas de proteção contra descargas atmosféricas são construídos por vários componentes
diferentes, cada qual com uma função específica dentro do sistema. A natureza dos componentes e
os esforços específicos aos quais eles estão sujeitos requerem considerações especiais no preparo
de ensaios de laboratórios para verificar seus desempenhos. para raios união da vitória

D.5.2 Captação para raios união da vitória

Os efeitos no subsistema de captação surgem de ambos os efeitos: mecânicos e térmicos (como
discutido a seguir, em D.5.3. Mas deve ser notado que uma alta parcela da corrente da descarga atmosférica flui no condutor de captação atingido). para raios união da vitória

E também, em alguns casos, efeitos de erosão de arcos, particularmente em componentes naturais de SPDA. Como coberturas metálicas finas ou acabamentos metálicos de paredes (onde perfuração ou elevação de temperatura na superfície interna pode ocorrer) e condutores suspensos.

Para efeitos de erosão de arcos, dois parâmetros de ensaios principais devem ser considerados: a carga da componente longa da descarga atmosférica e sua duração.
A carga impõe a entrada de energia na região de contato do arco. Em particular, as descargas atmosféricas de longa duração mostram-se as mais severas para este efeito, enquanto que as descargas atmosféricas de curta duração podem ser desprezadas.

D.5.3 Descidas

Os efeitos em condutores de descida causados pelas descargas atmosféricas podem ser divididos em
duas categorias principais:
a) efeitos térmicos devido ao aquecimento resistivo;
b) efeitos mecânicos relacionados às interações magnéticas, onde a corrente da descarga atmosférica
é dividida entre condutores posicionados próximos um do outro, ou quando há mudanças de
direção da corrente (dobras ou conexões entre condutores posicionados em um dado ângulo, um
em relação ao outro).

Na maioria dos casos, estes dois efeitos atuam independentemente um do outro, e ensaios de laboratório separados podem ser feitos para se verificar cada efeito.

Esta aproximação pode ser adotada em todos os casos em que o aquecimento desenvolvido pela passagem da corrente das descargas atmosféricas não modifique substancialmente as características mecânicas.

Trecho retirado da NBR5419-2015