Componentes do SPDA, problemas relevantes.

D.5.1 Geral

Os sistemas de proteção contra descargas atmosféricas são construídos por vários componentes
diferentes, cada qual com uma função específica dentro do sistema. A natureza dos componentes e
os esforços específicos aos quais eles estão sujeitos requerem considerações especiais no preparo
de ensaios de laboratórios para verificar seus desempenhos. para raios união da vitória

D.5.2 Captação para raios união da vitória

Os efeitos no subsistema de captação surgem de ambos os efeitos: mecânicos e térmicos (como
discutido a seguir, em D.5.3. Mas deve ser notado que uma alta parcela da corrente da descarga atmosférica flui no condutor de captação atingido). para raios união da vitória

E também, em alguns casos, efeitos de erosão de arcos, particularmente em componentes naturais de SPDA. Como coberturas metálicas finas ou acabamentos metálicos de paredes (onde perfuração ou elevação de temperatura na superfície interna pode ocorrer) e condutores suspensos.

Para efeitos de erosão de arcos, dois parâmetros de ensaios principais devem ser considerados: a carga da componente longa da descarga atmosférica e sua duração.
A carga impõe a entrada de energia na região de contato do arco. Em particular, as descargas atmosféricas de longa duração mostram-se as mais severas para este efeito, enquanto que as descargas atmosféricas de curta duração podem ser desprezadas.

D.5.3 Descidas

Os efeitos em condutores de descida causados pelas descargas atmosféricas podem ser divididos em
duas categorias principais:
a) efeitos térmicos devido ao aquecimento resistivo;
b) efeitos mecânicos relacionados às interações magnéticas, onde a corrente da descarga atmosférica
é dividida entre condutores posicionados próximos um do outro, ou quando há mudanças de
direção da corrente (dobras ou conexões entre condutores posicionados em um dado ângulo, um
em relação ao outro).

Na maioria dos casos, estes dois efeitos atuam independentemente um do outro, e ensaios de laboratório separados podem ser feitos para se verificar cada efeito.

Esta aproximação pode ser adotada em todos os casos em que o aquecimento desenvolvido pela passagem da corrente das descargas atmosféricas não modifique substancialmente as características mecânicas.

Trecho retirado da NBR5419-2015

TERMOGRAFIA PARA INSPEÇÕES E MANUTENÇÃO PREDIAL

Termografia Quantitativa e Qualitativa aluguel de câmera termográfica

O que faz a termografia uma ferramenta verdadeiramente única e valiosa é principalmente a imagem. O fato de que podemos ver padrões e determinar o lugar de uma anomalia é muito importante. Uma única leitura de temperatura apenas não nos dá informações suficientes. termografia união da vitória

A Termografia qualitativa depende da análise dos padrões térmicos para revelar a existência e localizar a posição de anomalias e avaliá-las. Utiliza-se a termografia qualitativa de forma mais ampla, pois se algo estiver visivelmente normal seguimos em frente. Se algo for suspeito deve-se parar e analisar se realmente existe algo de errado. aluguel de câmera termográfica

A termografia quantitativa usa medições de temperatura como critério para determinar a seriedade de uma anomalia, para conseguir estabelecer prioridades de reparo. Quando uma anomalia é descoberta, precisamos saber qual a seriedade da mesma. Normalmente, no momento da identificação da anomalia, não se possuem recursos suficientes para cuidar imediatamente de todo o problema que ocorre.

Dessa forma, a anomalia deve ser classificada em ordem de prioridade para o processo de manutenção e reparação. A partir do momento que aquele ponto gera uma suspeita deve ser acompanhado. Esse tipo de avaliação deve fornecer uma série de critérios rigorosos para determinar a seriedade do problema, como tipo de material e temperatura de trabalho segundo norma ou fabricante. Outros critérios incluem: carga, equipamento, criticidade, segurança e fatores ambientais tais como a velocidade dos ventos.

aluguel de câmera termográfica

Esse tipo de avaliação é extremamente importante, principalmente pelo fato de estarmos trabalhando em algum local que possui outros equipamentos e materiais trabalhando nas mesmas condições de carga e temperatura. Por exemplo, ao iniciar uma inspeção termográfica em um transformador, a avaliação qualitativa é o que indica os pontos de anomalias.

× Entre em contato